Solenidades

terça-feira

S. Antão, abade

17 Janeiro 2012

"Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim" Jo 12,32
Qual o padroeiro deste dia? O Santo principal de hoje é conhecido como o grande iniciador da vida monástica: Santo Antão, que viveu por volta de 251-356.
Ele levou homens e mulheres a renunciarem ao dinheiro, ao casamento e a qualquer privilégio para viverem plenamente o Evangelho, numa vida em comum. Santo Antão entendeu a palavra de Jesus: "Vai, vende tudo o que tens e dá-os aos pobres". Mas, depois de viver 18 anos rezando e jejuando sozinho, no deserto, compreendeu que a oração não é completa sem a acção, ou seja, sem a caridade e o amor. Passou então a confortar seus irmãos na fé e no amor, visitando regularmente todos os seus discípulos, que viviam nos mosteiros. Cristo atrai cada pessoa de modo diferente. E faz com que essa pessoa desenvolva seus dons, em favor daqueles com quem se relaciona. Faz com que trabalhe e reze junto com seus companheiros discípulos ou mestres.


LEITURA II 1 Sam 16, 1-13
«Samuel ungiu David no meio dos irmãos
e o Espírito do Senhor apoderou-Se dele»


Leitura do Primeiro Livro de Samuel
Naqueles dias,
O Senhor disse a Samuel:
«Até quando chorarás por Saul,
tendo-o Eu rejeitado, para que não reine mais sobre Israel?
Enche a âmbula de óleo e parte.
Vou enviar-te a Jessé de Belém,
porque escolhi um rei entre os seus filhos».
Samuel respondeu:
«Como poderei ir?
Se Saul o souber, mandará matar-me».
O Senhor disse-lhe:
«Levarás contigo uma novilha e dirás:
‘Vim oferecer um sacrifício ao Senhor’.
Convidarás Jessé para o sacrifício
e Eu te mostrarei o que hás-de fazer:
ungir-Me-ás aquele que Eu te indicar».
Samuel fez o que o Senhor lhe tinha dito
e tomou o caminho de Belém.
Os anciãos da cidade saíram alvoroçados ao seu encontro
e perguntaram-lhe:
«Vidente, é por bem a tua vinda?».
Ele respondeu: «Sim, é por bem.
Vim oferecer um sacrifício ao Senhor.
Purificai-vos e vinde comigo ao sacrifício».
Samuel purificou Jessé e os seus filhos
e convidou-os para o sacrifício.
Quando eles chegaram,
Samuel viu Eliab e pensou consigo:
«Certamente é este o ungido do Senhor».
Mas o Senhor disse a Samuel:
«Não te impressiones com o seu belo aspecto,
nem com a sua elevada estatura,
porque não foi esse que Eu escolhi.
Deus não vê como o homem:
o homem olha às aparências,
o Senhor vê o coração».
Jessé chamou Aminabad e conduziu-o à presença de Samuel.
Mas Samuel disse:
«Também não foi este que o Senhor escolheu».
Jessé trouxe Samá; e Samuel disse:
«Ainda não foi este que o Senhor escolheu».
Jessé fez assim passar os sete filhos diante de Samuel,
mas Samuel declarou-lhe:
«O Senhor não escolheu nenhum destes».
E perguntou a Jessé:
«Estão aqui todos os teus filhos?».
Jessé respondeu-lhe:
«Falta ainda o mais novo, que anda a guardar o rebanho».
Samuel ordenou: «Manda-o chamar,
porque não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar».
Então Jessé mandou-o chamar:
era ruivo, de belos olhos e agradável presença.
O Senhor disse a Samuel:
«Levanta-te e unge-o, porque é ele mesmo».
Samuel pegou na âmbula do óleo
e ungiu-o na presença dos irmãos.
Daquele dia em diante,
o Espírito do Senhor apoderou-Se de David.
Então Samuel pôs-se a caminho e regressou a Ramá.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 88, 20.21-22.27-28
Refrão: Encontrei a David, meu servo.

Falastes outrora aos vossos fiéis,
numa visão lhes dissestes:
«Impus uma coroa a um herói,
exaltei um eleito de entre o meu povo».

«Encontrei a David, meu servo,
ungi-o com óleo santo.
Estarei sempre a seu lado
e com a minha força o sustentarei».

«Ele Me invocará: ‘Vós sois meu pai,
meu Deus, meu Salvador’.
E Eu farei dele o primogénito,
o mais alto entre os reis da terra».


ALELUIA cf. Ef 1, 17-18
Refrão: Aleluia Repete-se
Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo,
ilumine os olhos do nosso coração,
para conhecermos a esperança a que fomos chamados.
Refrão


EVANGELHO Mc 2, 23-28
«O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado»

@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Passava Jesus através das searas num dia de sábado
e os discípulos, enquanto caminhavam,
começaram a apanhar espigas.
Disseram-Lhe então os fariseus:
«Vê como eles fazem ao sábado o que não é permitido».
Respondeu-lhes Jesus:
«Nunca lestes o que fez David,
quando teve necessidade e sentiu fome,
ele e os seus companheiros?
Entrou na casa de Deus,
no tempo do sumo sacerdote Abiatar,
e comeu dos pães da proposição,
que só os sacerdotes podiam comer,
e também os deu aos companheiros».
E acrescentou:
«O sábado foi feito para o homem
e não o homem para o sábado.
Por isso, o Filho do homem é também Senhor do sábado».
Palavra da salvação.
|| pelo próprio, 00:00

Copyright © 2005 - 2015 by pelo próprio | All rights reserved.