Solenidades

sexta-feira

Apresentação de Nossa Senhora

21 Novembro 2014
Neste dia da dedicação (543) da Igreja de Nossa Senhora, construída junto ao templo de Jerusalém, celebramos, juntamente com os cristãos do Oriente, aquela dedicação que Maria fez a Deus de si mesma desde a infância, movida pelo Espírito Santo, de cuja graça tinha sido repleta na sua Imaculada Conceição (Liturgia das Horas). No Ocidente, a festa remonta ao século XIV, exactamente ao ano 1372, com Gregório XI. A festa aparece no missal romano a partir de 1505. Numerosos pintores célebres representaram a chegada de Maria ao Templo. Dentre eles citamos alguns italianos: Giotto, Carpaccio, Ticiano, Pinturicchio e Signorelli.


LEITURA I Ap 10, 8-11

«Tomei o pequeno livro e comi-o»

Leitura do Primeiro Livro do Apocalipse
A voz do Céu, que eu, João, tinha ouvido,
falou-me novamente, dizendo:
«Vai buscar o livro aberto da mão do Anjo
que está de pé sobre o mar e sobre a terra».
Fui ter com o Anjo
e pedi-lhe que me desse o pequeno livro.
Ele disse-me:
«Toma-o e come-o:
no estômago, ele será amargo,
mas na boca, ele será doce como o mel».
Tomei o pequeno livro da mão do Anjo e comi-o:
na minha boca era doce como o mel;
mas depois de o engolir, amargou-me no estômago.
Então disseram-me:
«Tens de profetizar novamente
contra muitos povos, nações, línguas e reis».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 118 (119), 14 e 24.72 e 103.111 e 131
Refrão: As vossas palavras, Senhor,
    são mais doces que o mel.

Sinto mais alegria em seguir as vossas ordens
do que em todas as riquezas.
As vossas ordens são as minhas delícias
e os vossos decretos meus conselheiros.

Para mim vale mais a lei da vossa boca
do que milhões em prata e ouro.
Como são doces ao meu paladar as vossas palavras,
mais que o mel para a minha boca.

As vossas ordens são a minha herança eterna,
são elas que dão alegria ao meu coração.
Eu abro a minha boca e aspiro,
porque estou ávido dos vossos mandamentos. Refrão

ALELUIA  Jo 10, 27 
Refrão: Aleluia Repete-se
As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refrão

EVANGELHO Lc 19, 45-48
«Fizestes da casa do Senhor um covil de ladrões»

@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo,
Jesus entrou no templo
e começou a expulsar os vendedores,
dizendo-lhes:
«Está escrito: ‘A minha casa é casa de oração’;
e vós fizestes dela ‘um covil de ladrões’».
Jesus ensinava todos os dias no templo.
Os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os chefes do povo
procuravam dar-Lhe a morte,
mas não encontravam o modo de o fazer,
porque todo o povo ficava maravilhado quando O ouvia. 
Palavra da salvação.
|| pelo próprio, 00:00

Copyright © 2005 - 2015 by pelo próprio | All rights reserved.